quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

SAÚDE


Quando iniciamos o trabalho com o Blogger, tínhamos a intenção de discorrer sobre dicas de saúde. Com os recentes comentários sobre dengue, mosquitos e animais, vamos estar aproveitando para iniciar estas dicas. Aos poucos vamos falar sobre alguma doença que pode nos acometer e que  devemos tomar os devidos cuidados. A primeira que vemos discorrer é sobre a TOXOPLASMOSE.
A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo Toxoplasma gondii, protozoário que pode se manifestar de forma assintomática na maioria dos casos, ate mesmo sem causar nenhum dano, caso o hospedeiro não estiver com seu sistema imunológico baixo. Então temos que esta doença a pessoa pode ser contaminada, mas se as suas defesas estiverem bem, chega a nem se manifestar.
Este micro-organismo penetra no interior das células e vai parasitar, ou seja, ele vai sugar, viver daquela célula. Ele atua principalmente nas células nervosas e musculares.Nós contraímos esta doença dos CÃES, GATOS, COELHOS, LEBRES, SUÍNOS, GADOS,RATOS E COBAIAS.
Como acontece a contaminação? Tem duas formas de contágio. A primeira ocorre nas células de defesa do hospedeiro, isto causa doença para o próprio individuo. E a outra ocorre no intestino do hospedeiro, esta poderá ser eliminada para o meio através das fezes do animal. Isto vai acarretar na contaminação de verduras e outros alimentos que ingeridos pelo homem irá causar doença. Os maiores responsáveis por este tipo de transmissão são os felinos ( GATOS ). Quando comemos a carne crua ou poco cozida de animais contaminados, podemos nos contaminar também.
Como são os sinais desta doença? Aparecem ínguas, geralmente no pescoço, febre, dores musculares e nas articulações, comprometimento da visão, dor de cabeça e garganta e manchas pequenas e vermelhas pelo corpo. Uma observação importante é que a mãe pode transmitir a doença para o filho durante o período de gestação.
Para a detecção da contaminção são feitos exames de sangue. As mulheres que pretendem engravidar ou gestantes, devem fazer para evitar riscos durante o período de gestação.
Então evitar comer carne crua ou pouco cozidas, contatos com estes animais, lavar bem e em agua corrente os vegetais a serem consumidos. Estas medidas são importantes para se evitar o contágio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário