sábado, 19 de janeiro de 2013

POLÊMICA


Recebemos um comentário de um anônimo que gostaríamos de postar para a apreciação de nossos leitores.

Indignação
Estive me inteirando de uma certa manifestação, onde se fala em eliminar os criadouros de animais dentro do perímetro urbano. Pois bem, a minha indignação está nesta postura. Eu pergunto: O que é urbano e o que e rural? As duas coisas não se confundem? Quais os aspectos se baseiam nesta divisão? Quem compõe estes espaços físicos tidos como diferentes?
Também questiono: Em que se foi baseado para se formular tais determinações? As leis que regem e emanam da vigilância protegem o homem de possíveis formas de contaminação. Muito bem, estas leis só existem para quem cria animais tais como porcos, galinhas e quadrupedes de porte grande? Qual lei nos protege de quem cria animais como os cachorros, que temos aos montes, e são transmissores de tantas doenças que inclusive mata, como é o caso da leishmaniose? Estes estão a solta pelas ruas e além das doenças, oferecem o risco de sua mordida que transmite a raiva, que também mata. E os gatos? Estes então, estão por todo o canto e também são transmissores de várias doenças. Quantas aves silvestre temos presas em domicílios, em gaiolas e viveiros, isto também tem lei que proíbe e resulta em cadeia. Estes também serão proibidos? Eles produzem barulho e odor fétido como os outros citados, e serão eliminados? Uma funcionaria da vigilância se gaba aos quatro cantos que mandou um bacana da cidade para a promotoria em Alto Paraná por desrespeitar a lei. Este cidadão tem um terreno no centro da cidade e deposita lá produtos que contaminam o meio ambiente. Ele não está certo em fazer isto. Ela esta certa em proceder em acordo com suas normas e lei. No entanto quero questionar se a mesma vai notificar a prefeitura, que é quem lhe paga o salário, por ter em seu pátio um verdadeiro criatório de mosquitos? Vai saber se o da dengue não está por lá também, um dos casos de dengue é vizinho ao local. O clube municipal esta uma verdadeira selva e até, creio eu, vá ser preciso uma licença do IBAMA para fazer sua limpeza. Não se cria ali o mosquito da dengue? As proximidades do bosque estão verdadeiros espaços de preservação natural, tanto é a formação de vegetação, num local onde antes fora gasto uma verba enorme para se edificar um parque ( na gestão do atual vice prefeito ). Os bueiros são também criadouros de mosquitos de toda a espécie. Os vizinhos a estes criadouros não aguentam de tanto pernilongo. Os terrenos baldios da cidade e as casas abandonadas estão por todo lado e são também fontes de criadouros de mosquitos, insetos e animais peçonhentos. Os caramujos estão em toda a parte, assim como os escorpiões. Estes insetos, mosquitos e animais peçonhentos não representam risco a nossa população?
Uma pessoa que estava presente na reunião de ontem na casa da cultura, no alto de sua sabedoria afirmou que a razão de tantas moscas na cidade é em função dos criadores de porcos, galinhas e animais na cidade. As mangas, em plena safra nesta época, quando expostas ao tempo e relento como são não criam moscas? As goiaba, laranjas e tantas outras frutas cultivadas na cidade, ao se decomporem não dão mau cheiro e nem criam moscas? Os cachorros aos montes, quando defecam e nos locais onde vivem não criam moscas e carrapatos? Os gatos que são verdadeiros andantes pelas redondezas onde vivem, também não produzem mau cheiro e moscas? As aguas paradas dos bueiros não criam moscas e nem geram mau cheiro? Os alimentos, fraldas, absorventes íntimos e afins colocados nas ruas para serem coletados e que demora dias para o fazerem, não cria moscas? Não exalam mau cheiro?
A equipe do novo prefeito esta começando trabalhar agora, muito se tem a fazer. É preciso um tempo para que as coisas aconteçam. No entanto imagino que as ações devem ser planejadas e muito bem ponderadas quanto as suas consequências. Estamos vendo que muitos setores não tem ainda nenhum planejamento de trabalho e não podem se entregar a polêmicas para direcionar sua ações, bem como, a razões políticas. Foi solicitado a colaboração de todos, no entanto a grande partida no sentido de avançar deve partir da prefeitura. Vemos pessoas de bom caráter tentando ajudar, mas se for para o lado do revanchismo e para ferir os principios fundamentais do cidadão, creio que vai naufragar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário