domingo, 24 de fevereiro de 2013

DENGUE



Recebemos um questionamento de uma pessoa preocupada com a atual situação pela qual passamos. Ao invés de responder a esta pessoa estamos fazendo a todos, pois acreditamos que seja uma preocupação da maioria. Não temos números exatos para repassar, mas temos informações de que superam em muito o ultimo informado aqui, ou seja, 20 casos.
Hoje a cidade vive uma situação de extrema preocupação. Quanto ao seu questionamento posso te garantir com absoluta certeza de que as pessoas responsáveis pelo controle da doença, esta fazendo tudo e um pouco mais. Cada pessoa da equipe de controle de endemias faz as visitas como é recomendado, isto vai fazer com que seja a mesma pessoa a passar em tua casa e em torno de 60 dias.
Lamentavelmente na realidade estamos na mão de pessoas que não se preocupam com as consequencias da doença. E quem são estas pessoas? São todas aquelas que não limpam seus quintais, que largam recipientes com água por todo lugar. São pessoas que esperam pelos funcionários da saúde para limpar os seus quintais. São pessoas que ao verem os funcionários se dedicando em limpar a sujeira dos irresponsáveis, ainda fazem chacota e zombam deles. São pessoas que deveriam ser penalizadas na forma da lei por não respeitarem ao próximo.
Então você pode ver que se dependesse dos funcionários, não estaríamos passando por isto. È comum ouvirmos relatos de descaso com o serviço por parte de funcionários, mas não é o caso da equipe de nossa cidade. Muito pelo contrário, pois está sacrificando o seu tempo de descanso para fazer arrastão, passar o veneno, palestras, fora do horário de trabalho.
Agora gostaria de expor uma idéia pessoal a qual espero ser entendido na minha preocupação. É com relação aos espaços públicos de domínio da prefeitura e do estado. Nas escolas até estes dias o pátio estava cheio de mato e recipientes passível de criadouros. Na delegacia estávamos com uns carros velhos apreendidos totalmente expostos ao tempo. No clube municipal em sua volta estava um mato enorme alojando garrafas e plásticos, no pátio um monte de carros abandonados e uma enorme quantia de material desprotegido. O cemitério em situação deplorável, segundo o que apurei, pois não estive neste local nos últimos tempos. Pois bem, estamos vendo uma preocupação em dar um melhor visual na cidade. Equipes pintando as faixas de pedestre e as guias. Concordo e deve ser sempre assim mesmo. No entanto em um momento de epidemia desta doença que requer um cuidado especial com a limpeza, a prioridade deveria ser o trato com estes espaços. As equipes de serviços gerais deveriam acompanhar os trabalhos de limpeza desenvolvidos pela secretaria de saúde. Após termos o controle da infestação, ai sim serem retomados os trabalhos. Mais uma vez salientar que não sou contra este trabalho que melhora o visual da cidade, é digno de elogios, só penso que a prioridade agora seria outra. Não vamos nos esquecer que o gestor ai esta para atender e valer a preocupação do povo e neste momento a maior preocupação deste povo é a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário