segunda-feira, 5 de agosto de 2013

PROJETO DE TEATRO


      São João tem em sua história uma considerável gama de trabalhos feitos em se tratando de teatro. Recentemente surgiu o projeto CAIUARTE. Neste projeto tivemos a participação de crianças, jovens e adultos. Foi trabalhado o circo, teatro além de desenhos.
      Durante a aplicação do projeto notou-se um grande entusiasmo de todos os envolvidos. Este trabalho rendeu frutos com diversas montagens e apresentações aqui e em outras comunidades. Chegou-se até, ter uma apresentação em Maringá num evento de rua. Esta experiência para todos os participantes foi inesquecível. Também pudemos ver nas comemorações cívicas, a presença do grupo formado. Foram também realizado trabalhos de rua como a praça da cultura e a noite de talentos.
      Este trabalho estava sendo maravilhoso para a cidade. As pessoas envolvidas tinham um cuidado especial com as crianças que faziam parte do projeto. Eles tinham ali não só as oficinas exclusivamente tinham também orientações como conduta de vida. A realização deste projeto contribuiu também com o setor de saúde, pois uma das peças por eles montada serviu de base para o trabalho de orientação para doação de sangue, órgãos e medula óssea. Num só dia de coleta foram obtidos 54 bolsas de sangue em São João do Caiuá. Este fato foi motivo de admiração por parte dos integrantes do hemonúcleo, que fez a coleta, pois nunca haviam saído de Paranavaí para obter tanta resposta assim. Outro fato foi que o sistema de coleta do hemonúcleo não sai mais de lá para vir aos municípios, em virtude de que se torna inviável. Mas em confiança ao trabalho feito aqui pela equipe, eles vieram e não se decepcionaram. Este é apenas um exemplo do uso da semente plantada com este projeto em nossa comunidade.
      Vários motivos aconteceram e o projeto se acabou. No entanto com muito esforço Dr João Batista Smecelato e Magno Cezar Zonta estão tentando manter vivo este projeto. Eles começaram as oficinas no Rotary e estão tentando levantar dinheiro para bancar os cistos de trazer os profissionais para ministrar as aulas. A informação que temos é de que eles estariam pleiteando junto a prefeitura uma ajuda e buscariam patrocínios na comunidade. A intenção é montar um trabalho para o fim do ano com um grupo composto pelos alunos que faziam antes e mais algumas pessoas.

      Esperamos com muita confiança que esta tentativa surta efeito e que tenhamos a manutenção do projeto na ativa. Muitas vezes os gestores investem grandes somas de dinheiro em obras que se perdem com o tempo. Nem precisamos citar aqui, pois em nossa cidade mesmo temos exemplo disto e não queremos constranger ninguém. Já a cultura agregada ao conhecimento das pessoas transforma a existência delas aqui, em seres melhorados e por conseguinte, cheguem a mudar toda uma sociedade. Esperamos ver nas pessoas e em nossos gestores a sensibilidade e a maturidade de abraçar a causa. Que este projeto não morra e possa trazer inúmeros frutos para nossa cidade.

2 comentários:

  1. Tenho visto os post deste blogger e quero dizer ao criador deste, que continue fazendo este trabalho. Muito bom mesmo. Esta tua postura só faz crescer a comunidade e ajuda aos que tem amor por esta terra, cada dia mais, trabalhar em prol de engrandecer a nossa cidade. Era de um espaço deste que precisávamos em São João

    ResponderExcluir
  2. Diante do que vimos, gostaria de expressar a minha opinião. Daqui uns dias vamos ter o rodeio. Certo que divulga a cidade, que muitos gostam e acima de tudo projeta o nome dos nossos políticos. Mais só para recuperar o parque de rodeios irão gastar mais de 60,000 reais. Esta soma será acrescida de mais recursos pois fiquei sabendo de que terá de haver um investimento alto em um transformador além de terem que reerguer quase todo o muro do parque. Normalmente quando se tem o rodeio a maior parte da arrecadação vai para fora e passados os dias do evento nada ficou para nossa comunidade, a não ser pagar as despesas.
    Agora eu fico pasmo em saber que um cidadão tem que sair de chapéu na mão pedindo a um e a outro para conseguir manter um projeto deste na cidade. Este tipo de trabalho deveria ser abraçado pelo prefeito e sua equipe de cultura e ser tratado com o maior carinho e respeito. Eu votei em pessoas que imaginava serem conscientes e responsáveis. Pessoas que estariam tratando com amor aquilo que vem para o bem de nossa cidade. Espero não me decepcionar mais uma vez.

    ResponderExcluir