quinta-feira, 7 de março de 2013

DUPLICAÇÃO DA BR 376



1963
Entregue ao tráfego a pavimentação asfáltica do trecho estadual da BR-369, Rodovia dos Cereais, ligando Maringá-Ourinhos (SP) e Uraí-Cornélio Procópio, que em seu total abrangia uma faixa de 20 municípios, além das regiões situadas na zona de influência, e servia para escoar a imensa produção agrícola do Estado.
1965   
30/01/1965 - Inaugurado o edifício-sede do DER, batizado com o nome de Edifício Oswaldo Pacheco de Lacerda em homenagem ao primeiro Diretor-Geral do órgão, transferindo-se definitivamente do Edifício Moreira Garcês para a atual sede da Avenida Iguaçu.
25/07/1965 - Inauguração do trecho estadual da BR-376, Rodovia do Café, que liga Ponta Grossa-Apucarana, considerada a grande integradora das regiões do Estado, uma vez que a safra agrícola do norte do Paraná poderia ser transportada pela moderna rodovia, em detrimento da sinuosa Estrada do Cerne, para escoamento no Porto de Paranaguá, tornando-se independente do eixo norte-sul via Porto de Santos, em SP.
1966   
Aberta ao tráfego a PR-407, Estrada das Praias, totalmente asfaltada entre a BR-277 e o Porto de Passagem (atual Caiobá), no terminal do Ferry-Boat.
A partir desse período, a política de investimentos em rodovias no Paraná, muda de foco. Diminui-se a preocupação com a integração do Estado (após a inauguração da Rodovia do Café – vide quadro acima), e as grandes obras estruturantes – os chamados eixos troncais – dão lugar à implantação de rodovias alimentadoras, envolvendo ligações rodoviárias de regiões próximas entre municípios e destes às principais rodovias estruturais de integração do Estado.
1968   
Inauguração oficial do trecho estadual da BR-476, Rodovia do Xisto, (antiga PR-5) que liga Curitiba-Lapa-São Mateus do Sul, iniciada em 1962 através de convênio realizado entre o DER e a Petrobrás.
1969   
Inaugurado em março de 1969 o trecho estadual da BR-277, a "Grande Estrada", ligando Ponta Grossa-Guarapuava-Foz do Iguaçu.  Os trabalhos de abertura da estrada pelo DER, foram iniciados em 1958. 
A BR-277 corta o Paraná no sentido leste-oeste, ao longo do paralelo 25°30', ligando o Porto de Paranaguá a Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Foz do Iguaçu. A rodovia é parte integrante da Rodovia Transversal Pan-americana que de Lima, capital do Peru, atinge Paranaguá (PR) no oceano Atlântico, após atravessar a Bolívia e o Paraguai.
O Recanto dos Papagaios, nome oficial Recanto Monteiro Tourinho, construído e inaugurado em 1969, está instalado em uma área arborizada de aproximadamente 15.000 m2, às margens da Rodovia BR-277, na divisa entre os municípios de Palmeira e Balsa Nova. Possui dentre outras opções de lazer, piscina natural represada pelas águas do rio dos Papagaios, atendendendo a demanda de modo a preservar a qualidade e conservação ambiental.
Com essa obra, o DER marca o início da construção de várias áreas de lazer ao longo de rodovias.
1969 - 1971   
Execução da PR-151, trecho Ponta Grossa-Itararé (ligação asfáltica do Norte Pioneiro à capital, via Ponta Grossa).
Construção do trecho estadual da BR-373, Três Pinheiros-Pato Branco, ligação asfáltica do Sudoeste a partir da BR-277 (atual entroncamento BR-277 até Pato Branco).
1973   
Inaugurada a Rodovia PR-412, Guaratuba-Garuva, em agosto de 1973.  A estrada foi construída no início dos anos de 1970, implantada provavelmente nos anos de 1950, com seixos rolados de uma jazida a céu aberto, sem gerar qualquer problema ambiental por se tratar de rio extinto.

Em 10 anos tivemos tudo isto no Estado do Paraná, de obras realizadas e que está ai para o povo. Agora a nossa realidade mudou, Fazemos o maior estardalhaço para anunciar algo que o povo não sabe quando vai poder usufruir e se irá fazer. Dias atrás foi anunciada uma ferrovia cortando o Estado, e hoje a duplicação da Br 376. Vergonha para os Paranaenses, pois é uma rodovia paga pelo dinheiro do povo e que se formos utilizar a mesma temos que pagar pedágio a uma empresa particular. Agora vem o governo anunciar a duplicação da rodovia que há muito deveria ter sido duplicada. Num embrólho foi feito um contrato de concessão onde a empresa tem o direito de receber o nosso suado dinheiro e nenhum dever a cumprir. Como diz o Boris, isto e uma vergonha

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